Pé diabético

Pé diabético é o termo usado para definir a presença de lesões, de difícil cicatrização, em pessoas portadoras de diabetes mellitus. São lesões com grande potencial de infecção, em razão de uma menor circulação sanguínea local, e com bastante frequência acabam evoluindo para amputações.

1- Examine, todos os dias, os pés. Verifique se existem bolhas, calos, úlceras, micoses entre os dedos ou infecções. Examine seus pés pela manhã ao acordar, e à noite, ao deitar. Use um espelho para olhar as solas dos pés ou peça a ajuda de um parente, amigo ou vizinho.

2 – Passe as mãos dentro de seus sapatos (não use sapatos antes de examiná-los). Não use sapatos apertados e cuidado com sapatos novos ou sandálias. Nunca ande descalço, mesmo em casa.

3 – Lave bem e diariamente os pés, usando água morna. Use sabão neutro. Nunca deixe de enxugar bem os pés e entre os dedos.

4 – Andar é o melhor exercício para a circulação. Ande pausadamente e de forma regular. Mesmo alguns quarteirões por dia já são suficientes. Entretanto, no caso de feridas ou lesões, consulte seu médico antes de caminhar.

5 – Abandone o hábito de fumar, para preservar a sua circulação.

6 – Corte as unhas com cuidado, evitando machucar os bordos da unha e a pele. Não corte os calos, lixe-os delicadamente e regularmente. Não retire as “cutículas”, ela protege sua unha. Não permita que extraiam sua unha sem exame médico prévio.

7 – Nos dias frios, proteja os pés usando meias de lã ou algodão, bem folgadas. Nunca use nada que aperte seus pés e possa prejudicar o fluxo sanguíneo.

8 – Nunca confie em sua sensibilidade térmica (de temperatura) ou dolorosa (de dor). Evite os excessos de calor e frio. Nunca aplique bolsa de água quente nos pés.

9 – Nunca use remédios ou produtos químicos nos pés sem consultar o especialista. Devido ao diabetes, produtos corriqueiros podem ser danosos para a sua pele.

10 – É importante que você visite seu médico com regularidade, mesmo que pense que está tudo bem.

doctor measuring blood sugar young men

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *