Erisipela

Erisipela é um processo infeccioso cutâneo causado por bactérias que se propagam pelos vasos linfáticos. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e nos portadores de deficiência da circulação venosa dos membros inferiores.

A porta de entrada para esta bactéria quase sempre é uma micose interdigital (as famosas “frieiras”), mas qualquer ferimento pode desencadeá-la. A pele mais favorável é a das pernas inchadas, principalmente nos pacientes diabéticos, obesos e idosos.

Os primeiros sintomas podem ser aqueles comuns a qualquer infecção: calafrios, febre alta, astenia, cefaleia, mal-estar, náuseas e vômitos. As alterações da pele podem se apresentar rapidamente e variam desde um simples vermelhidão, dor e edema (inchaço) até a formação de bolhas e feridas por necrose (morte das células) da pele.

A localização mais frequente é nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos, mas pode ocorrer em outras regiões como face e tronco. No início, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente. Com a progressão da infecção, o inchaço aumenta, surgem as bolhas de conteúdo amarelado ou achocolatado e, por fim, a necrose da pele. É comum o paciente queixar-se de “íngua” (aumento dos gânglios linfáticos na virilha).

O diagnóstico é feito apenas pelo exame clínico, analisando os sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Não há necessidade de nenhum exame de sangue ou de outro exame especial da circulação, a não ser para acompanhar a evolução do paciente.

O tratamento apresenta medidas realizadas simultaneamente, como uso de antibióticos específicos para eliminar a bactéria causadora, redução do inchaço por repouso absoluto com as pernas elevadas, tratamento das lesões de pele e sua limpeza adequada, eliminando a possibilidade do crescimento das bactérias e uso de medicação de apoio, como antiinflamatórios, antitérmicos, analgésicos e outras que atuem na circulação linfática e venosa.

A doença pode ser evitada por meio de cuidados higiênicos locais, mantendo os espaços entre os dedos sempre bem limpos e secos, tratando adequadamente as frieiras, evitando e tratando os ferimentos das pernas e tentando manter as pernas desinchadas.