Doença carotídea

As artérias carótidas são vasos responsáveis pelo suprimento sanguíneo cerebral. Quando acometidas por algum tipo de obstrução, como uma placa aterosclerótica (“placa de gordura”), podem trazer manifestações de isquemia (falta de circulação) cerebral, seja pela liberação de coágulos (embolia), seja pela obstrução parcial ou completa (trombose).

Nos últimos anos, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é prioridade em saúde pública pela sua alta mortalidade (20 a 35%) e pelo seu alto potencial de incapacitação para a vida produtiva. As manifestações de isquemia cerebral podem ser transitórias (reversíveis) ou definitivas (irreversíveis).

Os pacientes são classificados de acordo com os seguintes sintomas:

– Pacientes assintomáticos: Aqueles que não apresentam sintomas de isquemia, porém têm identificada estenose e/ou obstrução por placas de ateroma ao nível da (s) da (s) carótida (s).

– Ataques isquêmicos transitórios (AIT): São manifestações que tem resolução espontânea em menos de 24 horas. Essas manifestações podem ser: perda temporária da visão, tonturas e perda de sensibilidade e/ou força muscular no lado oposto ao da carótida comprometida. Os AITs devem comumente chamados de “ameaça de derrame”.

– Acidente vascular cerebral (AVC): Pacientes que têm uma isquemia cerebral estabelecida, podendo apresentar, ou não, recuperação. O risco de recorrência de AVC (nova isquemia cerebral) neste grupo chega a 20%.

Dependendo da magnitude do comprometimento, existe a possibilidade do tratamento cirúrgico, seja via endovascular ou não.
Também é importante ressaltar o acompanhamento com um especialista da área. Isso se aplica especialmente aquelas pessoas que se encaixam nos fatores de risco comuns para as doenças de origem aterosclerótica: adultos acima de 50 anos, tabagistas, hipertensos, diabéticos, dislipidêmicos , cardiopatas em geral e todas as pessoas com algum histórico familiar de doença cardiovascular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *