Angiologia e Cirurgia Vascular

A Cirurgia Vascular e a Angiologia são especialidades que se sobrepõem numa só. Uma trata dos problemas cirúrgicos e outra dos problemas clínicos das doenças vasculares.

As doenças vasculares são aquelas que acometem o sistema circulatório do organismo, que é constituído pelas artérias, veias e pelos linfáticos.

Pelas artérias corre o sangue que é bombeado pelo coração, deslocando-se por artérias cada vez mais finas até chegar aos capilares, onde o oxigênio e os nutrientes que o sangue transporta chegam aos tecidos. Após passar pelos capilares o sangue retorna ao coração pelas veias, sendo que uma parte do sangue atravessa os capilares e é absorvido pelo sistema linfático desembocando posteriormente no sistema venoso.

As doenças que acometem com maior freqüência o sistema arterial são decorrentes da arteriosclerose, que é o acúmulo de colesterol no interior das artérias. Isto pode levar ao entupimento da artéria e com isso prejudicar a nutrição do tecido que dela depende. Pode ocorrer nas artérias da perna fazendo com que a pessoa passe a sentir dor na “barriga” da perna ao caminhar, ou nas artérias que levam sangue ao cérebro, podendo evoluir com um “derrame”. Ao contrário do entupimento, pode ocorrer a dilatação da artéria. É o chamado aneurisma, que pode crescer até o ponto de romper.

Mais importante é tentar evitar as doenças decorrentes da arteriosclerose, através de dieta alimentar, atividade física, evitar obesidade, pressão alta e o fumo, sempre acompanhado por um médico especialista.

Quanto às veias, a doença mais freqüente é representada pelas varizes, que nada mais são do que veias doentes que ficam dilatadas e tortuosas, acompanhado muitas vezes de inchaço e cansaço nas pernas ao final do dia. O tratamento com remédios pode melhorar e a cirurgia pode curá-las.

Existem também os “vasinhos”, que na maioria das vezes não causam sintomas, mas representam um problema estético e podem ser o prenúncio de varizes.

As doenças do sistema linfático são as mais raras. São representadas pelo linfedema que é um inchaço crônico da perna ou do braço.

Se você acha que tem alguma doença vascular, procure agora mesmo um especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular. A prevenção é o melhor tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *