Doenças Vasculares
As Telangiectasias
As telangiectasias (vasinhos) são pequenos capilares localizados na pele, muito finos e ramificados, em geral de coloração avermelhada. Na maioria dos casos, mantém um padrão tipo teias de aranha, e, na grande maioria das vezes, causam distúrbios apenas estéticos.
A escleroterapia, ou “queimar os vasinhos” é, no momento, o tratamento indicado, sendo acompanhada por um conjunto de medidas, desde dieta até exercícios físicos orientados, bem como uso de meias elásticas, controle hormonal e até suspensão do uso de anticoncepcionais.
A finalidade do tratamento é a oclusão do tronco varicoso em questão, introduzindo na veia uma substância irritante, que induz um processo inflamatório, levando à fibrose, fazendo com que o vaso perca seu caráter cilíndrico eliminando do caminho da circulação.
A vantagem deste tratamento é que pode ser feito em sessões no consultório médico e o paciente pode exercer suas atividades normais, mas seus efeitos colaterais ainda são um desafio para os angiologistas, dentre os quais destacam-se: coágulos dentro de veias tratadas, hipercromia (manchas) e mais raramente úlcera química.